Relógio de Xadrex GameTime II — Excalibur

[paulosantoro.xadrez] Outros textos, tutoriais e links úteis.

Escrevo essa resenha com o objetivo de recomendar esse relógio digital de Xadrez como uma ótima aquisição para jogadores que exigem custo-benefício. Ele pode chegar a custar cerca de um terço dos modelos da DGT, e possivelmente tem muito mais recursos — ainda que talvez não tenha a mesma elegância visual.

Consegui comprar o GameTime II por R$160,00, incluindo frete, encomendado dos EUA. Vale a pena trocar o seu analógico por um digital como esse. Apenas com um digital você terá uma leitura precisa de seu tempo ao longo de uma partida, principalmente com relação aos segundos.

O GameTime II funciona com 4 pilhas AA, que podem durar anos com um uso normal. Sua base tem 4 pés emborrachados que se fixam muito bem em muitas superfícies, sem ficar escorregando. Seu visor inclinado em cerca de 45° facilita a leitura dos jogadores.

Ele tem também um controle de brilho muito interessante e que, embora tenha me parecido supérfluo quando comecei a testá-lo, revelou-se útil logo na primeira partida. Os primeiros testes foram feitos sobre minha escrivaninha e a visualização era muito boa. Mas o jogo foi ao ar livre, com mais luminosidade natural, e ali a visualização ficou ligeiramente embaralhada pela incidência de luz. Rolando o controle de brilho, consegui ajustar para uma visualização perfeita nessas condições.

CONTROLE DE TEMPO

O GameTime II tem 91 pré-ajustes fixos e a possibilidade de gravar até 5 ajustes personalizados. Os pré-ajustes englobam uma grande variedade de configurações utilizadas em torneios. No fundo do aparelho há uma lista de todos os pré-ajustes, para facilitar no momento de configurar (foto abaixo). Existem 29 pré-ajustes "nocaute" (de 1 minuto a 150 minutos). Como ele faz a contagem dos lances, também permite uma programação automática de controles secundário e terciário. Por exemplo, o pré-ajuste 49 define 80 minutos para os primeiros 40 lances e 1 hora para o restante. O pré-ajuste 63 define 2 horas para os primeiros 40 lances, 1 hora para os próximos 20 lances e 1 hora para o restante. Você ajusta apenas no começo da partida, e depois o relógio faz tudo sozinho, verificando o tempo e os lances jogados.

Fischer. Em qualquer ajuste, é possível definir um acréscimo de tempo por lance, de até 60 segundos.

Delay. Em qualquer ajuste, é possível definir um "delay" de tempo por lance, de até 19 segundos.  Por esse sistema, o relógio principal do jogador só começa a diminuir depois do delay.

Extras. Existem dois pré-ajustes diferentes para os curiosos: Hourglass (ampulheta), em que o tempo que diminui do jogador que está pensando é acrescido, segundo a segundo, no tempo do jogador que está esperando; e o Gong, em que cada jogador tem 10 segundos para fazer cada lance.

O GameTime II mostra a contagem de segundos mesmo quando o tempo do jogador é maior do que uma hora. Isso é opcional, e não está ativado na foto abaixo.

Também é possível definir tempos diferentes para os dois jogadores, que pode ser útil para uma partida entre um Grande Mestre e um Grande Capivara.

OUTRAS FUNÇÕES

O GameTime II tem a opção de "cair a seta" quando o tempo se esgota: o contador que zerou é marcado com uma bandeira piscante, uma luz vermelha começa a piscar e um "bip" é emitido para avisar os jogadores. Não há como não saber quem ganhou!

Ele também pode ser programado para emitir um bip quando algum jogador está perto de perder por tempo.

PONTOS NEGATIVOS

Eu não senti nenhum. Numa resenha em inglês que li, o autor reclama somente do ruído que os botões fazem na hora de bater. Certamente pode haver modelos mais "silenciosos", mas penso que ele exagerou bastante no incômodo que esse ruído pode causar. Outro ponto negativo que pego "emprestado" é da própria vendedora, que disse não recomendar que se use muito para partidas relâmpagos. A mim, isso não significa nada, pois eu gosto de jogar Xadrez (ping é outro jogo). Por outro lado, é possível que qualquer relógio digital se ressinta da quantidade e intensidade de impactos de uma partida relâmpago.

Com tantos recursos, ele não é tão simples de operar para quem acabou de abrir a caixa. Isso, porém, é obviamente normal, e o guia de instruções explica muito bem tudo o que é necessário.

CONCLUSÃO

Estou completamente satisfeito!