Livros de Xadrez

 

Atualizado em 1/agosto/2010

 

 

[paulosantoro.xadrez] Outros textos, tutoriais e links úteis.

Paulo Santoro

 

 

Existe um grande número de livros de Xadrez, e muitos deles podem ser úteis para os jogadores que desejam aprender e se aperfeiçoar. Dependendo das características de cada pessoa, ela pode se adaptar melhor a certas obras do que a outras. Antes de ver algumas dicas específicas, considere as seguintes sugestões gerais:

 

1. Em boas livrarias, você pode folhear diversos livros de Xadrez. Leia alguns parágrafos para ver se o estilo e a dificuldade estão muito além ou muito aquém de sua capacidade.

 

2. Verifique de quando é o livro. Dependendo do tema, como aberturas, por exemplo, livros muito antigos podem ser considerados defasados. Livros recém-lançados, por outro lado, estão ainda por ser mais bem avaliados.

 

3. A maior parte dos livros utiliza a notação algébrica, que é a mais recomendável e, em muitos torneios atualmente, obrigatória. Se você tiver dificuldade com outros tipos de notação, pode ficar com algum livro "engasgado". Portanto, procure verificar antes se o livro que quer comprar usa uma notação confortável para o seu estudo.

 

4. É fácil encontrar partidas de Xadrez por toda parte, em especial na internet. Um livro que analisa partidas deve se destacar pela presença de explicações textuais dos lances. Não adianta um livro que mostra longas seqüências de lances sem explicação, deixando o leitor perdido.

 

5. Tente fazer um esforço para ler em espanhol ou até em inglês, pois terá maior variedade de títulos à disposição.

 

Apesar de ser algo difícil de definir, faço aqui uma divisão em "níveis", procurando dar melhores condições para você se conduzir. Eu não li todos esses livros por inteiro, afinal eu próprio estou no nível intermediário, mas colhi informações das mais diversas fontes e li partes desses livros para poder expressar algum comentário sobre eles. Por exemplo, possuo três dos livros que indico para o nível avançado e já comecei a estudá-los.

 

Alguns títulos abaixo aparecem em inglês ou espanhol. Isso não quer dizer que estejam disponíveis apenas nessas línguas. Da mesma forma, alguns livros que você vê abaixo em português podem estar esgotados em nosso idioma, e serem muito mais facilmente achados em outra. Consulte sempre a Livraria Cultura, que tem um acervo muito grande em várias línguas, inclusive para importação (que demoram semanas para chegar, mas você paga tranqüilamente o valor estipulado em moeda nacional).

 

 

 

INICIANTE

(Para concluir o estágio de iniciante, provavelmente obras como essas bastem. Você terá conceitos sobre todas as etapas do jogo e compreenderá o tipo de reflexão e preparo que o Xadrez requer.)

 

Xadrez Básico - Orfeu D'Agostini

Antigo clássico da literatura enxadrística brasileira. Ele é excelente como primeiro livro do iniciante, pois explica regras, atitudes, conceitos gerais, mostra análises de partidas e ainda avança bastante em finais, temas táticos, aberturas, etc. Como é antigo, seu material sobre aberturas está defasado, mas é interessante como iniciação - sugiro apenas que não se preocupe em estudar demais esse capítulo. Concentre-se bastante no capítulo de finais, que é o suficiente para o iniciante e até para o intermediário: parte dos mates elementares e dá muitas explicações didáticas para as diferentes situações de finais com reis, peões e outras peças. Utiliza a notação descritiva, embora ensine as demais. Mesmo assim, vale a pena para o iniciante, que, aliás, no começo pode ter mais facilidade com a descritiva.
[Uma conhecida alternativa ao Xadrez Básico é Manual de Xadrez, de Idel Becker. São "concorrentes".]

 

Aprenda Xadrez com Garry Kasparov - Garry Kasparov

Uma leitura leve, mas bastante produtiva para o iniciante, que encontra aqui capítulos curtos e temáticos, aparentemente coletados de artigos do ex-campeão mundial para algum periódico.

 

Lições elementares de Xadrez - J. R. Capablanca

Este livro é antigo, mas você pode confiar no cubano, ex-campeão mundial. O livro tem elementos de tática e estratégia muito bem selecionados, o que torna o aprendizado mais rápido.

 

Fundamentos de Tática - Alexandru Segal

Com um sistema mais didático e moderno, ensina os temas táticos básicos, com muitos exemplos. Conhecer e praticar tática constantemente é fundamental para o jogador de qualquer nível.

 

 

 

INTERMEDIÁRIO

(O estudo intermediário precisa ser completado com muitos exercícios de Tática. Existem livros com exercícios, mas, se puder, o mais prático é você usar softwares próprios para isso ou sites na internet. Faça uma pesquisa sobre o assunto.)

 

O espírito da abertura - Gérson Peres Batista e Joel Cintra Borges

Uma abordagem prática das aberturas, apresentando grandes partidas de cada variante, mostrando os jogadores que mais se destacaram com cada abertura, explicando sinteticamente as idéias das Brancas e das Negras nas situações dadas, etc.

 

Xadrez Vitorioso - Táticas - Yasser Seirawan e Jeremy Silman

Um grande passo do enxadrista intermediário nos temas táticos: explicações didáticas, fartos diagramas e dificuldade crescente são o destaque desse livro.

 

Xadrez Vitorioso - Estratégias - Yasser Seirawan

Com o mesmo estilo e didática do título anterior, destaca os aspectos estratégicos.

 

Meu sistema - Aron Nimzowitch

Tem a reputação de ser o primeiro livro de ensino de Xadrez, mas de nenhum modo é ultrapassado. Seu autor, grande jogador da época, pretende transmitir os fundamentos da "escola hipermoderna", que é uma base importante para o enxadrista atual. Demorou 82 anos para ser lançado em português: a Editora Solis preencheu essa lacuna em 2007.

 

AVANÇADO

(Certamente é muito mais demorado saltar do nível Avançado para o Experiente do que os saltos dados nos outros níveis. Afinal, experiência requer tempo, muita prática em torneios, jogos pensados, etc. Além dos livros abaixo, considere fazer uma pesquisa a respeito de obras sobre aberturas específicas, conforme você vá planejando seu próprio repertório.)

 

Meus grandes predecessores - Garry Kasparov

Esta coleção é uma preciosidade. Kasparov é um grande analista, concentra-se nos momentos fundamentais das partidas que analisa e destaca com maestria seus aspectos técnicos. Como fala dos grandes campeões mundiais, essa coleção é também um grande compêndio histórico da evolução do Xadrez magistral nos últimos 120 anos. Obra para ser apreciada com tempo e dedicação, enquanto os demais deste nível vão sendo estudados.

 

Pense como um Grande Mestre - Alexander Kotov

O autor utiliza jogos de Grandes Mestres, e também explicações e anotações deles próprios, para mostrar como esses jogadores trabalham com os cálculos complexos e as múltiplas variantes do Xadrez de alto nível.

 

Onde mora o perigo - Flavio Patricio Doro

Flavio Doro é um erudito do Xadrez, que expôs nesta obra um tipo muito criativo de treinamento. O livro é baseado em exercícios surpreendentes, com posições retiradas de jogos reais, que mostram como os jogadores que perderam suas partidas poderiam ter evitado cair em temas táticos conhecidos. Trata, portanto, daquele "passo à frente" que o enxadrista deve estar de seus adversários.

 

Técnicas de finais em Xadrez - Max Euwe e E. Hooper

Livro que descreve exaustivamente os finais de partidas, com explicações sobre um grande número de posições finais básicas. Neste nível, o jogador de fato precisará de uma obra como esta, para ter um amplo repertório de finais.

 

Dictamen y plan en Ajedrez - Max Euwe

Extremamente farto de explicações em texto, trabalha com 8 aspectos avançados da estratégia, como a maioria de peões na ala da Dama, Cavalo contra Bispo mau, etc.

 

Strategic chess - Edmar Mednis

Uma obra amplamente elogiada sobre estratégia, que destaca particularmente as posições fechadas. Pode ser encontrado também em espanhol.

 

 

 

EXPERIENTE

(Para jogadores que tenham a sólida fundamentação que proporcionam os livros indicados anteriormente, a melhor maneira de continuar se desenvolvendo é partir para a análise que os grandes mestres fizeram de suas próprias partidas. Abaixo indico algumas das obras mais elogiadas desse tipo.)

 

Partidas selecionadas - Smyslov

Minhas 60 melhores partidas - Fischer

Mis mejores partidas - Karpov

O teste do tempo - Kasparov

 

 

 

OUTROS TÍTULOS

(Tenho poucas referências destas obras, mas foram elogiadas, e podem servir como alternativas para os livros acima com os quais você não tenha se dado muito bem. São, enfim, indicações para sua própria pesquisa.)

 

Estratégia moderna no Xadrez - Ludek Pachman

Zurich International Chess Tournament, 1953 - David Bronstein

Jogo de posição - Erich Eliskases

Pawn Power in Chess - Hans Kmoch

How Karpov wins - Edmar Mednis

Ajedrez espetacular - Haïk e Fornasari

Preparacion de finales - Jon Speelman

Analisando el final - Jon Speelman

Secrets of Modern Strategy - John Watson

Chess Strategy in Action  - John Watson

Secretos del entrenamiento de Ajedrez - Dvoretsky

Understanding Chess Move by Move - John Nunn
How to Reassess your Chess - Jeremy Silman