O Xadrez é a arte que ilustra a beleza da lógica.
Mikhail Botvinnik

 

Criei esta página para organizar meus textos sobre Xadrez e também os links para bons materiais. Espero que este trabalho seja útil e informativo para jogadores de todos os níveis. No menu principal ao lado, pode-se acessar o Blog Estratégia, no qual vou reunindo posições férteis para debate. Minha página principal é paulosantoro.com, que mostra meus textos sobre outros assuntos, em especial literatura, e também informações biográficas básicas. Meu blog genérico é benefício_da_dúvida. Obrigado!

Tutorial para jogar online

Aprenda a utilizar facilmente ferramentas gratuitas, mas de ótima qualidade, que permitem jogar Xadrez pela internet, com amigos ou com desconhecidos de qualquer parte do mundo.

Livros de Xadrez

Apresentação, organizada por níveis, de excelentes obras sobre Xadrez. Cada título recebe uma pequena explicação, para auxiliar os jogadores que buscam material de estudo.

Torneios reais: acompanhe ao vivo pelo FICS

Com as explicações desse tutorial, veja Grandes Mestres em ação nas competições mais importantes do mundo: tudo de graça, pelo Free Internet Chess Server.

Whisper no Babaschess: assistir e conversar

Tutorial sobre como encontrar os amigos para acompanhar uma partida pensada no Fics, e poder conversar com eles sobre cada lance: os planos possíveis, as boas jogadas, os erros. Veja também como usar o Crafty ou outra engine no Babaschess, e aproveitar ainda a interessante ferramenta WatchBot.

Relógio de Xadrez

Resenha sobre o relógio de Xadrez Game Time II - Excalibur, um excelente equipamento digital, que permite jogar com o sistema de acréscimo de tempo por lance.

GDCX - Grupo de Discussão Clube de Xadrez

Grupo de Discussão por e-mail, provavelmente o mais ativo do Brasil. Uma divertida comunidade cujos integrantes trocam experiências, organizam torneios, jogam em grupo contra grandes enxadristas e estão sempre prontos para receber novos amigos. Participe!

Wiki GDCX

Organizado pelos participantes do GDCX (ver acima), é um site aberto com muitas informações e links sobre o próprio grupo e sobre Xadrez. Participe!

Retrato do enxadrista quando jovem

Minha "auto-biografia" enxadrística, escrita em capítulos, com humor e informação.