Inicial
A peça
A montagem
O elenco
O autor
O diretor
O programa
Fotos
Na Imprensa

Paradoxos

 

Desde 7/7/2004

O canto de Gregório


José Alves Antunes Filho nasceu em 1929, na capital de São Paulo. Iniciou sua carreira teatral no TBC (Teatro Brasileiro de Comédia), na década de 1950.

Durante mais de 20 anos dirigiu espetáculos profissionais no circuito comercial, além de realizar obras de teledramaturgia para as TVs Tupi e Cultura.

Em 1969 escreveu e dirigiu, para cinema, o filme Em compasso de espera, que lhe valeu prêmios de argumento e direção.

Em 1978 estreou a histórica montagem de Macunaíma, baseada no romance de Mário de Andrade. Esse espetáculo marcou uma grande virada na carreira do diretor, que passou a dedicar-se à pesquisa e à formação de jovens artistas para o teatro, especialmente atores. Assim, criou o Centro de Pesquisa Teatral, que logo foi incorporado e mantido pelo SESC.

A partir de então, criou encenações originais e premiadas, como suas releituras de Nelson Rodrigues (Nelson Rodrigues, o eterno retorno; Nelson 2 Rodrigues; Paraíso, Zona Norte), suas experimentações de linguagem (Nova Velha Estória) e suas tragédias gregas (Fragmentos Troianos; Medéia; Medéia 2).

Em 1998, lançou o primeiro Prêt-à-porter, que se tornaria uma série de espetáculos formados sempre por três cenas curtas, criadas e interpretadas pelos próprios atores.

Veja alguns abrangentes históricos da carreira de Antunes Filho.

Veja entrevista concedida por Antunes Filho à Folha de São Paulo, em fevereiro de 2000.